tigrinho pagando muito Dino dá 30 dias para União e estados publicarem regras para emendas a universidades

 133    |      2025-02-05 14:45

O ministro Flávio Dinotigrinho pagando muito, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou neste domingo (12) que a União e os estados publiquem, em até 30 dias, regras sobre o envio de verbas de emendas parlamentares a universidades e fundações ligadas a instituições de ensino superior.

As novas normas e orientações devem garantir a "aplicação e prestação de contas adequadas" das emendas, "com transparência e rastreabilidade", afirmou Dino.

A decisão é um desdobramento de auditoria da CGU (Controladoria-Geral da União) sobre a transparência na execução das verbas de emendas por 33 instituições sem fins lucrativos, incluindo ONGs e as fundações ligadas às universidades.

Imagem mostra o ministro Flávio Dino durante atividade no plenário do STF. Ele usa terno escuro e gravada amarela O ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal) - Pedro Ladeira - 10.ou.24//Folhapress fortune tigger

No último dia 3, o ministro suspendeu repasses a 13 destas instituições. Segundo ele, elas forneceram dados detalhados sobre o uso dos recursos indicados por deputados e senadores. A CGU avaliou se as organizações divulgam na internet, "de forma acessível, clara, detalhada e completa, o recebimento e a execução dos recursos".

fortune tiger

Dino cobrou neste domingo a elaboração da nova regra ao apontar que "há um número significativo de fundações de apoio a universidades" entre as organizações incluídas na auditoria da Controladoria.

iPhone 16 no ZA9BET pós - Em até 21x sem jurosfortune tiger

"Ademais, há relatos nos autos de que tais fundações, por intermédio de contratações de ONGs sem critérios objetivos, têm servido como instrumentos para repasses de valores provenientes de emendas parlamentares", afirmou ainda o ministro do Supremo.

Registre numa Bet Autorizada — Registre-se na ZA9BET™, 100% Autorizada Para Operar Durante Período de Transição! Vem Para ZA9BET™, Regulada Pelo Governo Para Operar Durante Período de Transição! SBC Operador do Ano. Transmissão Ao-Vivo. Afiliado do IBAS. Milhares de Eventos.

A determinação estabelece que MEC (Ministério da Educação), CGU (Controladoria-Geral da União) e a AGU (Advocacia-Geral da União), além dos estados, devem elaborar a nova norma sobre as emendas.

Desde a suspensão dos repassestigrinho pagando muito, as fundações ligadas às universidades têm dito ao STF que já são transparentes sobre as emendas ou que fizeram adequações nos para cumprir a determinação de Dino. As entidades pedem a liberação dos recursos.