desenho do bingo Proximidade de concorrentes estimula movimento em galerias de arte e atrai público

 109    |      2025-01-21 15:28

Abrir uma galeria perto de outra pode potencializar o público de ambas. "Existem até circuitos que as galerias montam e conciliam as aberturas de exposições. É uma forma de trabalhar colaborativamente", afirma Victoria Zuffo, sócia-diretora da galeria Lumedesenho do bingo, de São Paulo e presidente da Abact (Associação Brasileira de Arte Contemporânea), entidade que reúne cerca de 60 galerias no Brasil.

"A galeria é um ponto de encontro, de troca de conhecimento. Por isso levamos a Verve para a região central de São Paulo, um local onde os artistas se encontram, moram ali. A inserção da galeria na cidade também é importante", afirma Ian Duarte, sócio da Verve, em São Paulo.

Leonardo Leal, da galeria Leonardo Leal de Fortaleza, em estande na SP-Arte Leonardo Leal, da galeria Leonardo Leal de Fortaleza, em estande na SP-Arte - Lucas Seixas/Folhapress

"Eu até faço campanha para que uma galeria abra na frente da minha", brinca Leonardo Leal, dono da galeria que leva o seu nome, em Fortaleza (CE). "Uma galeria, sozinha, não dá conta de preencher todas as paredes do cliente, as pessoas são plurais."

Apostar na ZA9BET é Super | Concorra no SuperSpin fortune tigger

Para Leal, a chegada de galerias de arte a uma cidade fora do eixo Rio-São Paulo agita o mercado e tem poder educativo. "O cearense viaja, entra nos museus, mas o que ele vê no Louvre é inatingível. Precisamos mostrar que ele pode ter uma obra de arte em casa. É um trabalho de formar público, criar um circuito."

18+ | Jogue com responsabilidade. Na ZA9BET, você se diverte como os grandes nomes do Insta! Cadastre-se agora mesmo e jogue. Apostas Ao Vivo. As Melhores Odds. Melhores Cotações. RA1000. Suporte 24/7. Saques Diários Ilimitados. Depósito a partir de R$ 1.fortune tiger Leia mais

fortune tiger Começar no ramo de galerias de arte exige paixão pelo negócio

Para fomentar os artistas locais, Wanessa Cruz pelo sexto ano organiza a Fargo, Feira de Arte de Goiás, em Goiânia, programada para 15 a 19 de maio. "Muitas vezes os artistas do Centro-Oeste vão despontar no eixo Rio-São Paulo, porque o mercado local é muito precário", diz.

Como representa o artista, o galerista tem que vender seu trabalho, promovê-lo e apoiá-lo. "A responsabilidade com o artista é de curto, médio e longo prazo", diz Duarte.

"A galeria se valoriza junto com o artista. É preciso manter relações com os museus locais e com instituições de fora do país."desenho do bingo