Num festival dedicado à cultura contemporâneaplataforma nova de jogo fortune tiger, Tiradentes reservou este ano um espaço privilegiado à, digamos, velha guarda. Já mostraram seus trabalhos e falas Antonio Pitanga, depois Julio Bressane, e agora Luna Alkalay, a mais surpreendente e menos conhecida desse grupo.

Num momento em que o cinema feminino busca se afirmar em igualdade com o dos homens, Alkalay emerge de um tempo em que se botava menos fé em mulheres que dirigiam filmes do que nas que dirigiam automóveis. Em vários casos se busca a reparação. O seu é um pouco diferente.
Venha para o ZA9BET | Aposte com Tranquilidade
A autora do recém-restaurado "Cristais de Sangue", de 1975, retorna 50 anos depois com "Trópico de Leão", exibido na quarta-feira. Se o primeiro filme existiu, segundo ela, como resistência à ditadura, o "Trópico" vai em outra direção, ao narrar a história de uma mulher com mais de 70 anos, recém-saída de um relacionamento desigual com um homem quase 40 anos mais jovem.
Luna Alkalay, que foi aluna de filosofia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, nos anos 1960 e 1970, convoca aqui figuras mitológicas para compor seu repertório —Caronte, Eco, Penélope, Medeia, cada um traz um significado preciso e funciona como parceiro na busca para se livrar de Narciso, o tal jovem com quem teve um romance.
Akalay fala de si mesmo como "velha", que prefere a idosa. E isso levou "Trópico de Leão" a ser vivamente aceito pelas mulheres —o filme introduz o viés da vida afetiva e sexual das mulheres de mais idade com toda a veemência a que tem direitoplataforma nova de jogo fortune tiger, na medida em que trata de uma relação abusiva, em que o homem se aproveita da fragilidade da mulher "velha".