À primeira vista, Genebra parece pouco atraente. Quando alguém pesquisa atrações da cidade suíça, as dicas mais recorrentes são um relógio de flores, o próprio lago Leman e o seu jato d’água, além lugares como o Promenade de la Treillewww.jogo do tigre, que ostenta o curioso recorde de ter o maior banco de madeira do mundo, com 120 metros de comprimento.
Esse aparente marasmo contrasta com a relevância política da cidade. Genebra tem a maior concentração de organizações internacionais do mundo. Lá estão as sedes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, da Médicos Sem Fronteiras e do Fórum Econômico Mundial, além de diversas agências ligadas à ONU —a sede europeia da organização, a segunda maior depois de Nova York, fica lá. A lista segue, gigante.
Genebra não é assim à toa. Ela se tornou esse lugar graças à tradicional neutralidade da Suíça, que é a pedra fundamental da sua política externa há pelo menos dois séculos. Por causa disso, o país, mesmo encravado entre potências militares, conseguiu passar por duas grandes guerras mundiais sem nunca ter sido invadido.
tigre fortunejogo do tigreSportingbet BR - Site Oficial - Melhor Sports Betting Brasil
Essa neutralidade deriva também da ética protestante, que se estabeleceu em Genebra no começo do século 16, quando a cidade recebeu o teólogo francês João Calvino e milhares de perseguidos pelo catolicismo. Eles fizeram da cidade a capital mundial do protestantismo, que pregava o trabalho como a forma de alcançar a graça divina e criticava a avareza da Igreja Católica.

O turista pode perceber isso caminhando entre os prédios cinzas, com fachadas pouco adornadas na Cidade Velha, onde fica também a Catedral de Saint Pierre, escura, monocromática, bem diferente da opulência do Vaticano. Reformada em 1535, pelos protestantes, ela perdeu vitrais, cores, esculturas e adornos, que à época foram proibidos por lei.
A visita à catedral, aliás, é um bom ponto de partida. A entrada é gratuita, mas a visita ao sítio arqueológico que fica embaixo da igreja e que guarda resquícios que datam do século 4º, custa 12 francos (R$ 78). O ingresso dá ainda acesso aos 157 degraus que levam até o alto da torre, com vista panorâmica para toda a cidade.
jogo tigerNão perca sua oferta exclusiva da SportingBet. Crédito bônus e melhor rollover do Brasil. O melhor das competições brasileiras e mundiais esperam por você só na Sportingbet! Regulamentado. Ganhe Bônus de Até R$1000. Protegido. 24/7. SportingBet é Confiável.A 15 minutos a pé dali fica o museu Patek Philippe, interessante para os apreciadores da alta relojoaria. Sua coleção de centenas de relógios, alguns do século 16, conta a história do ofício. O ingresso custa 10 francos, e a visita deve ser agendada pelo site no ato da compra —a instituição fecha às segundas, e nos outros dias só abre das 14h às 18h, salvo aos sábadoswww.jogo do tigre, quando abre às 10h.