No século 18kto login entrar, o austríaco Franz Mesmer propôs a teoria do "magnetismo animal". Ele acreditava que uma força invisível fluía entre os seres, sendo capaz de curar ou causar doenças. Para manipular essa força, ele aplicava ímãs e imposição de mãos. Usava também uma banheira em cujo redor até 12 pessoas se sentavam segurando uma haste de ferro.
Nas sessões, muita gente entrava em surto, com tremores, risos descontrolados, choros, convulsões ou euforia. Curiosamente, as práticas levavam a melhoras nos pacientes. A ponto de em 1784 uma comissão formada por Lavoisier e Benjamin Franklin ter sido formada para avaliar a questão. A conclusão foi que não havia bases científicas para o "magnetismo animal". Mas os efeitos terapêuticos eram reais.
Mesmer passou a ocupar um lugar curioso. Para uns, pioneiro, para outros, charlatão. Ganhou até palavra própria: mesmerizar, sinônimo de "causar grande fascínio".

Corte para 2018. Uma influenciadora britânica chamada Evie Meg alcança milhões de seguidores. Seu perfil chamado This Trippy Hippie retrata sua vida com síndrome de Tourette e outras condições neurológicas. Uma de suas características são tiques que ela repete nas postagens. Dentre eles, gritar palavras inesperadas (como "feijões"), fazer estalos com a língua, movimentos repentinos dos braços, bater no peito e piscar repetidamente.
Corte para 2021. Clínicas psiquiátricas no mundo todo começam a notar um aumento incomum de tiques incontroláveis entre adolescentes de vários países. Entre os sintomas, está estalar a língua, bater no peito e gritar "feijões". Equipes médicas no Canadá, na França e na Alemanha concluem que o "paciente zero" é Evie Meg. Alguns batizam os portadores de tiques de "evies". Até na remota ilha de Santa Helena uma evie é diagnosticada (a garota não parava de gritar "feijões").
Os médicos concluem que se trata de uma nova "doença psicogênica de massa" (MPI). Sua forma de contágio não é o ar, a saliva nem o toque. É a internet. O magnetismo animal pode não existir. Mas o contágio social existe. Evie Meg não é única. O influenciador alemão Jan Zimmermann é outro caso semelhante. O contágio social existe e pode sim acontecer pela internet. Mesmer usava rituais elaborados e objetos como ímãs, limalha de ferro e espelhos para "influenciar". Apesar de o magnetismo animal que ele propôs não parar de pé, ele detectou e instrumentalizou algo totalmente real. Merece respeito.
As repercussões dessa dinâmica de contágio são profundas. Têm desdobramentos não somente fisiológicos mas políticos e ideológicos. Em grande medida, fazer política no mundo de hoje é desencadear dinâmicas de contágio. Em outras palavras, mesmerizar. Quem não mesmeriza é mesmerizado. Parafraseando Oswald: Lei do homem, versão 4.0: só o mesmerismo nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente. Já o magnetismo animal talvez também exista. É só observar a beleza do Carnaval no Brasil!
Já era – Apelar politicamente para a razão
Já é – Apelar politicamente para a emoção
Já vem – Apelar politicamente para o subconsciente ("mesmerizar")
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Divirta-se com Jogos Online — Jogue Jogos Online no ZA9BET Agora. O Melhor Site para Jogar Jogos Online Grátis! Uma Seleção Especial de Jogos Online dos Melhores Desenvolvedores do Mundo. Jogos Virais. internet Tecnologia sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Veja outros artigos desse colunista Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ronaldolemos/2025/03/quem-nao-mesmeriza-fica-para-tras.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu emailNa paacute;ginanbsp;Colunas e Blogsnbsp;danbsp;Folha vocecirc; encontra opiniatilde;o e crocirc;nicas de colunistas comonbsp;Mocirc;nica Bergamo,nbsp;Elio Gaspari, Djamila Ribeiro,nbsp;Tati Bernardi,nbsp;Dora Kramer,nbsp;Ruy Castro, Muniz Sodreacute;, Txai Suruiacute;,nbsp;Joseacute; Simatilde;o, Thiago Amparo,nbsp;Antonio Prata,nbsp;Juca Kfouri,nbsp;e muito mais.
Relacionadas

Na Cosan, futuro se constrói com investimento nas pessoas


Laboratório de bioskills com treinamento em cadáveres frescos chega ao coração de São Paulo


Como a biometria vai revolucionar a segurança e a facilidade das compras online
tigre jogo

Previdência privada viabiliza projetos de vida


Avanço da inteligência artificial exige forma de verificação humana anônima e segura


Saiba o que está em alta no mercado imobiliário



Ferramentas de retail media da Shopee ampliam vendas de grandes marcas


Mais de 20 milhões já usaram Uber Moto no Brasil


Projeto da Rede D'Or inova no enfrentamento de novas doenças


Histórias do Desenvolvimento 3: conheça o programa de financiamento Finame


PepsiCo investe em sustentabilidade e transforma o negócio
Suporte de excelência: RA1000 - A Ona ta ON: diversão e ganhos

Aço ecoeficiente é inovação da ArcelorMittal para contribuir com transição energética


Planeje seu investimento e realize o sonho da casa própria; confira o especial Ano Novo, Casa Nova


Aço inteligente da ArcelorMittal permite obras mais sustentáveis, rápidas e eficientes
tiger jogo

Ambiente seguro e infraestrutura atraem investimentos e colocam Minas Gerais como líder na economia verde


Cadastra e Maeztra unificam marca; fusão fez dobrar a divisão de commerce da empresa


Recurso exclusivo para assinantes
Tigrinhoassine ou faça login
039;Ainda Estou Aqui039; vence o Oscar de melhor filme internacional, o 1º do BrasilLonga faz espécie de reparação histórica ao conquistar prêmio depois de 039;Central do Brasil039;, também de Walter Salles, perder
2.mar.2025 às 23h57
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Fernanda Torres perde Oscar para Mikey Madison e 039;Anora039; é melhor filme; veja vencedores039;Ainda Estou Aqui039;, de Walter Salles, faz história e vence a estatueta de longa internacional, primeira do Brasil
2.mar.2025 às 21h19
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Web critica Conan O039;Brien por piada sobre 039;Ainda Estou Aqui039; no OscarInternautas dizem que o apresentador faltou com respeito ao fazer um comentário sobre o filme que retrata a ditadura
2.mar.2025 às 22h04Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok