Meses atrás, recebi de meu filho um presente de aniversário que me levaria a sentimentos de alegria, surpresa epg soft games fortune tiger, logo na sequência, medo. Durante uma videochamada, sorridentemente ele ergueu a mão e mostrou a imagem de um ultrassom com a silhueta de um bebê. Ele, que sempre quis ter filhos, seria pai. É muito bom vê-lo realizando sonhos, especialmente dessa magnitude. O que eu não havia conectado até aquele momento é que o fato de ele ser pai me tornaria avó. Para além de estar feliz por ele, me vi surpreendida com essa nova camada de vida.
Não passei pela crise da menopausa, tampouco da meia-idade, e de repente estava existencialmente provocada pela "voternidade". Achei que anunciar nas redes sociais ajudaria a pacificar um pouco a tremedeira debaixo dos meus pés. Como não gosto de expor minha imagem publicamente, resolvi comunicar com um emoji, gif ou uma foto de banco de imagens retratando uma avó.

Foi então que me dei conta do lugar em que o imaginário social nos coloca. O resultado da busca trouxe mulheres idosas em situações romantizadas preparando bolo, regando plantas no jardim, dando banho em bebês, a maioria com cabelos presos num coque no alto da cabeça, óculos na ponta do nariz ou apoiadas em bengalas. Tentei geradores de imagens por inteligência artificial, colocando o genérico nome "avó" e "grandmother". O resultado foi o mesmo, figuras feitas por um mundo digital desatualizado numa era em que mudanças ocorrem na velocidade da luz.
Sou uma mulher de bem com meus 57 anos, em paz com meus cabelos grisalhos, orgulhosa de minhas tatuagens, realizada na profissão que exerço apaixonadamente e renovada depois de um recente mochilão de 30 dias sozinha na Índia. Faço parte de muitas, então onde essas avós estão representadas? Certamente não é na imagem de Dona Benta. E foi quando o medo veio. Será que, sendo avó, eu continuaria a ser vista como uma pessoa jovial, energizada? Pela minha compleição física eu já sou Claudinha, seria agora vózinha?
Desisti de qualquer anúncio nas redes e me mantive em silêncio, elaborando ser quem eu sou, estando agora onde estou. Dentre os poucos a quem revelei a novidade, encarei outra convenção social, ninguém perguntou como eu me sentia. Todos me deram os parabéns entusiasticamente, ou seja, era automático que o ser avó me traria exclusivamente felicidade e nada de dúvidas, nada de medo, nada de questões sobre o que vem depois.
fortune tiger jogar TodasAinda fiquei mais reflexiva quando me questionei se estou também atravessada por estereótipos e como os deixo me afetarem, do contrário talvez essas questões nem estivessem presentes, nem eu sentisse culpa por vivenciar e expor tantos sentimentos confusos. Até para escrever esse texto titubeei. Vou magoar meu filho? Sou eu uma insensível?
Sentindo-me solitária, fui em busca de apoio na literatura acadêmica. Da psicologia à semiótica encontrei pouquíssimos estudos sobre os impactos da "voternidade" na individualização e na representação de mulheres do século 21. Até li um artigo tratando o ser avó como uma fonte de renovação e renascimento de momentos que a vida nos fez deixar de lado. Interessante, mas nada sobre o lugar social onde avós e avôs são colocados.
Nessa nem tão surpreendente descoberta, eu me vi diante do etarismo, algo que ainda não havia sentido, até porque no meu convívio profissional as pessoas navegam mais ou menos na mesma geração e até minhas amigas super jovens nunca nem sequer deram pistas disso. Acontece que quem pauta simbolicamente essas imagens e quem desenha tais representações que serão usadas em apresentações, postagens e publicidade vê e divulga as avós, em pleno 2025, como uma caricatura da idosa, aposentada e fragilizada fisicamente.
É preciso atualizar esse olhar, ver outras avós e expor essas manifestações de etarismo que às vezes só percebemos ao nos depararmos com elas. Assim, pode até ser que quem esteja no meio das inovações digitais abandone sua mentalidade antiquada e chegue, ainda que atrasado, no mundo atual.
Para meu neto, que nasceu há duas semanas, dei de presente uma playlist de puro rock brasileiro.
Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com dois meses de assinatura digital grátis
benefício do assinante
tigrinho jogoVocê tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante

Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
jogar fortune tiger demo Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Envelhecimento Idoso Maternidade menopausa mulher sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ZA9BET - Confiança em Apostas — ZA9BET está em processo de regulamentação no Brasil. Pagamentos rápidos e seguros via Pix. Confiabilidade e saques rápidos via Pix na ZA9BET. Aposte sem preocupações. ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/equilibrio/2025/03/nao-surtei-com-a-meia-idade-ou-a-menopausa-mas-tremi-com-a-ideia-de-me-tornar-avo.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu email


Recurso exclusivo para assinantes
jogo do tigreassine ou faça login
Governo subestima gastos com Previdência e adia ajuste em despesas no OrçamentoPlanalto estimou aumento nesses gastos considerando apenas a correção do INPC e salário mínimo, sem levar em conta aumento observado em 2024
13.mar.2025 às 23h00
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Mudança no foro especial amplia atribuição do STF em julgamentos de políticos; entendaSupremo estendeu competência para julgar crimes de acusados com prerrogativa mesmo após renúncia ou perda de mandato
14.mar.2025 à 0h02 jogar fortune
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Petistas apostam em distensão no partido após intervenção de Lula, mas não há acordo sobre sucessãoEm conversas, o presidente definiu a reunião em que ouviu críticas ao nome por ele apoiado como emboscada e reclamou com organizadores
14.mar.2025 às 4h01Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
Site para Jogar Jogos Online | Aposte Com Saque Ilimitado NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok