Empreender com uma pequena galeria de arte exige mais paciência e persistência que investir em outros negóciosjogo bingo paga mesmo, porque o retorno financeiro costuma ser lento.
Tanto o processo de decisão dos compradores quanto a construção da relação de confiança com a marca levam anos e até décadas para acontecer.
Profissionalismo, um bom olho para artistas, relacionamento com outras galerias e pé no chão são os elementos mais essenciais para o sucesso, de acordo com galeristas ouvidos pela Folha.
Ian Duarte (esq.) e Allan Seabra, da galeria Verve, em estande na feira SP-Arte - Lucas Seixas/FolhapressEles citaram de forma unânime uma outra característica imprescindível: ter paixão pelo mundo da arte.
"O investimento inicial não costuma ser alto, porque as obras são vendidas em consignação", afirma Victoria Zuffo, sócia-diretora da galeria Lume, de São Paulo e presidente da Abact (Associação Brasileira de Arte Contemporânea), entidade que reúne cerca de 60 galerias no Brasil.
ZA9BET Apostas e Saque Rapido - Aposte no seu time do coraçãoO maior obstáculo é o longo tempo de maturação do negócio.
"Temos dados de que menos de 4 em cada 10 galerias sobrevivem aos primeiros quatro anos de vida."
Galerias de arte pequenas se concentram no chamado mercado primário, a primeira venda de uma obra, que sai do ateliê do artista para a galeria e dali para o comprador, que pode ser um colecionador ou uma instituição, como um museu.
O mercado secundário, de revenda de obras de artistas já consagrados, a valores mais altos, fica quase sempre reservado a galerias maiores e já consolidadas no mercado.
fortuner tiger kto.com app Descubra a Plataforma Original do Tigre: Uma Aventura Selvagem Await com cabelos ondulados e castanhos na altura do ombro, em uma galeria de arte; Vanessa usa um vestido florido e está em pé, com as mãos apoiadas em uma cadeira" class="img-responsive c-image-aspect-ratio__image" src="https://f.i.uol.com.br/fotografia/2024/04/29/171442580966300fd1b9fe4_1714425809_3x2_md.jpg"> Vanessa Monteze, da galeria ArteFasam, na SP-Arte - Lucas Seixas/Folhapress"Quando se investe em um artista jovem, é muito difícil ele estar bombando em um período de três anos. São apostas de longo prazo, que demandam investimento", afirma Tamara Perlman, diretora da SP-Arte, a maior feira brasileira do tipo, que comandou também por quase dez anos a feira Parte, dedicada a galerias pequenas.
"Vender arte não é como assumir uma franquia, em que tudo vem pronto. É preciso conhecer arte, para poder selecionar bem os artistas com quem trabalhar", afirma Perlman.
Para descobrir artistas, Zuffo recomenda que galeristas circulem, promovendo e frequentando exposições coletivas, ficando de olho nas residências artísticas e transitando em museus.
Ela considera que, para começar, um número razoável é de até quatro artistas, para que eles possam ser bem trabalhados.
"É muito importante ter um recorte. Quando fui abrir minha galeria, fiz uma série de consultorias e me foquei em pequenos formatos, com trabalhos de mulheres, ligados à transcendência", afirma Vanessa Monteze, que abriu a galeria ArteFasam em 2019 em Belo Horizonte e em 2022 se estabeleceu também em São Paulo.
fortune tigerServiços de curadoria ajudam a fazer a seleção e também auxiliam no relacionamento com outros atores do mercado de arte, por exemplo, indicando para outras exposições ou instituições o artista escolhido por uma galeria.
Leia maisProximidade de concorrentes estimula movimento em galerias de arte e atrai clientes
A definição do conceito e do nicho da galeria passa pelo gosto do galerista, use ou não uma curadoria formal.
"É mais fácil vender o que você ama", afirma Fernanda Resstom, dona da galeria Central, de São Paulo. "Como é uma aposta, você precisa acreditar nela."
A melhor experiência de apostas online com Super Οdds, Apostas Grátis e Ofertas especiais! Ofertas exclusivas, transmissão ao vivo e cashout. Cadastre-se com até R$1000 em bônus! Transação Rápida e Segura. Apostas Especiais. 100% Seguro. Cassino Online.Monteze conta que teve a assistência de curadores desde o início da ArteFasam. "Nem todo curador vai ser acessível para uma jovem galeria, mas a maioria é muito generosa, o trato com eles é fácil, pois eles querem fazer as coisas acontecerem."
Tendo os artistas, o próximo passo é estabelecer um calendário de exposições e atividades em um espaço físico. Apesar de a presença online da galeria ser fundamental no plano de comunicação, empresas e pessoas que apenas vendem pela internet não são consideradas galerias de arte pela Abact.
Quem abre uma galeria normalmente tem alguma familiaridade com o mercado: ou tem parentes do ramo, ou é admirador e colecionador, ou é artista. Foi para dar espaço a um grupo de artistas como ele que Allan Seabra abriu a Vervejogo bingo paga mesmo, de São Paulo, que hoje é tocada em sociedade com o marido, Ian Duarte.