É início de tarde quando começo a escrever estas linhas. Só consegui fazê-lodesenho do boi, contudo, depois de tomar um expresso. Precisei recorrer à cafeína para combater a sonolência após um almoço exagerado. Entendo, portanto, o por que de o prolífico escritor Honoré de Balzac (1799–1850) ter recorrido tanto ao café. Afinal, se eu, para redigir alguns parágrafos, precisei de uma boa xícara, imagina o necessário para escrever "A Comédia Humana", o monumental conjunto de 91 obras publicado pelo francês?
jogo do trigreBalzac era viciado em café. Consumia a bebida para se manter acordado e conseguir escrever ao máximo, até que estivesse completamente exausto, relata sua biógrafa Mary F. Sandars. O próprio escritor atesta. "O café é um grande poder na minha vida; observei seus efeitos em uma escala épica", escreveu em um ensaio. "O café põe o sangue em movimento e estimula os músculos; acelera os processos digestivos, afasta o sono e nos dá a capacidade de nos dedicar um pouco mais ao exercício do nosso intelecto."

Esse consumo desmedido, contudo, acabou com a saúde do escritor, que dormia muito pouco e tinha episódios de intensa irritação, como um que ele próprio registrou: "Alguns amigos, com quem eu tinha ido ao campo, testemunharam-me discutindo sobre tudo, discursando com uma má-fé monumental. No dia seguinte, reconheci meu erro e buscamos a causa. Meus amigos eram homens sábios de primeira categoria e logo encontramos o problema: o café queria sua vítima", relatou.
Segundo o médico Philippe Charlier, autor do livro "Autopsie des Morts Célèbres" (autópsia de mortos célebres, em tradução livre), hoje é possível concluir que o escritor morreu em decorrência do consumo abusivo de café.
Charlier diz que uma vasta documentação corrobora essa tese. "Temos a sorte de dispor de muitos testemunhos que nos descrevem o avanço da doença de Balzac e seu consumo de café, que é cada vez mais intenso. Ele precisa se manter acordado para escrever, pois é pago por página e tem muitas dívidas, precisando escrever muito. Então temos relatos, cartas, testemunhas, amigos, vizinhos, críticos que nos falam de Balzac e do café. É, portanto, bem descrito e preciso", diz Charlier ao Café na Prensa.
"Os sinais de insuficiência cardíaca por ação direta da cafeína no tecido cardíaco se instalam. Seu estado cardíaco piora dia após dia, até a morte", afirma Charlier. Em um ensaio, Balzac descreve o efeito psicoativo que o café causa ao alcançar seu estômago:
"Faíscas disparam até o cérebro. A partir desse momento, tudo se agita. As ideias marcham rapidamente como batalhões de um grande exército rumo ao seu lendário campo de batalha, e a batalha se desenrola. Memórias avançam, bandeiras brilhantes no alto; a cavalaria da metáfora se desdobra com um galope magnífico; a artilharia da lógica avança com vagões e cartuchos estrondosos; sob as ordens da imaginação, atiradores miram e disparam; formas e figuras e personagens se erguem; o papel se espalha com tinta —pois o trabalho noturno começa e termina com torrentes dessa água negra, assim como uma batalha se abre e conclui com pólvora negra".
Perdoe-me, leitor, por não ter conseguido produzir um texto à altura de Balzac, apesar de tê-lo escrito sob o efeito da cafeína. Não é culpa do café. É que meu humilde batalhão literário não é páreo para o exército balzaquiano.
Colunas e BlogsLINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
ZA9BET - Saque Rápido Via Pix — Confiabilidade e saques rápidos via Pix na ZA9BET. Aposte sem preocupações. ZA9BET garante segurança e saques rápidos via Pix. Apostas com confiança. Saques rápidos via Pix. Pagamentos facilitados. Confiança garantida. Regulamentada e segura.benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.

benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Veja outros artigos desse blog Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/blogs/cafe-na-prensa/2025/03/balzac-e-cafe-como-a-bebida-matou-o-escritor-frances.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu email
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Ofensiva publicitária do governo Lula tenta reverter queda na popularidadePropaganda sobre isenção de Imposto de Renda começa a circular; peça de tom nacionalista deve ser veiculada na próxima semana
20.mar.2025 às 23h00
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Jogo Fortune Tigerfortune tiger jogar Promotoria investiga suposto desmonte para privatização do Poupatempo pela gestão TarcísioOUTRO LADO: Governo afirma ter inaugurado 36 novas unidades e que processo é transparente
20.mar.2025 às 23h00
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Governo corre contra o tempo para relicitar Viracopos e evitar que atual concessão seja anuladaAnac busca contratação emergencial para fixar indenização de concessão de Viracopos; data limite é 2 de junho
20.mar.2025 às 23h00 fortune tiggerCopyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
tigre fortune Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok